You are here

Portuguese, International

A Organização Africano AFROSAI de Instituições Superiores de Auditoria das Finanças Públicas, é um grupo de 53 instituições encarregadas, em cada estado Africano, o controlo das finanças públicas ao mais alto nível. Tem dentro dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho dedicados a questões técnicas, como o Grupo de Trabalho de Auditoria Ambiental, também chamado AFROSAI WGEA.

Este Grupo de Trabalho tem por missão:

 

  • Contribuir para a compreensão pelos Sai, questões específicas relacionadas com a auditoria ambiental;
  • Facilitar o intercâmbio de informações e experiências entre as ISC;
  • Atualizar e melhorar os padrões e ferramentas de auditoria ambiental, incluindo a divulgação de diretrizes e outros materiais informativos.

Como tal, é um caldeirão, um laboratório no qual são abordados todas as preocupações ambientais que as SAIs na África e os outros continentes enfrentam. É, portanto, permite encontrar respostas relevantes, abrangentes e atuais para várias questões de auditoria ambiental.

Desde a última reunião do Comité Director da AFROSAI, o Grupo de Trabalho está envolvido em várias atividades de capacitação e compartilhamento de conhecimento. O objectivo destas actividades era ajudar a reforçar a capacidade das ISC para a execução das suas missões de apoio dos governos africanos e outros organismos públicos na gestão ambiental na região. De acordo com seu mandato, AFROSAI WGEA promove o uso de mandatos e métodos de auditoria no domínio da protecção do ambiente e do desenvolvimento sustentável por membros do Grupo de Trabalho e não membro SAIs.

AFROSAI WGEA é actualmente presidido pela Instituição Suprema de Auditoria das Finanças Públicas dos Camarões.